1. Uso de Serviços por crianças e adolescentes com problemas de saúde mental atendidas pelo Programa de Saúde da Família (PSF) – (2008)
Objetivos
- Descrever as intervenções recebidas por crianças e adolescentes com necessidades em saúde mental (tipo, frequência, adesão/duração e satisfação);
- Identificar barreiras no acesso a tais intervenções;
- Examinar a relação entre a intervenção recebida e a adaptação da criança (saúde mental, saúde geral, desempenho escolar, inserção social e familiar, e envolvimento com o setor de justiça/direitos); e
- Avaliar o custo-efetividade das intervenções utilizadas.
Parceria entre a Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (UNIFESP-EPM), Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUPPSAM/UFRJ) e Columbia University, localizada na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos.
Pesquisadora Responsável
Isabel A. Bordin (UNIFESP)
Pesquisadores
- Maria Tavares Cavalcanti – UFRJ
- Maria Cristina Ventura Couto – NUPPSAM/UFRJ
- Ana Soledade Graeff-Martins – UNIFESP
- Cristiane S. Duarte – Columbia University/NY
2. Conhecendo a Rede Pública Ampliada de Atenção à Saúde Mental da Criança e do Adolescente: Dimensões da Exclusão(2006-2008)
Pesquisa desenvolvida através de parceira entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas de Saúde Mental – NUPPSAM/IPUB/UFRJ) e a Universidade de Columbia-Nova York (Divisão de Psiquiatria da Infância e Adolescência) durante o período de 2006 a 2008, com apoio do Ministério da Saúde (MS) e Organização Panamericana de Saúde (OPAS).
Foram mapeadas todas as instituições que prestam atendimento a crianças e adolescentes em quatro localidades do Estado do Rio de Janeiro, nos setores de Saúde/Saúde Mental, Justiça/Direitos, Assistência Social e Educação.
De modo geral, os resultados revelaram a presença de ações ou profissionais claramente relacionados à saúde mental nos diferentes setores do cuidado, corroborando a hipótese inicial de que a necessária expansão do atendimento à saúde mental infantil e juvenil dificilmente poderá se restringir a serviços altamente especializados.
Mais especificamente, o estudo permitiu:
- Mapear e descrever os serviços públicos na rede ampliada de atenção à saúde mental da criança e do adolescente em quatro diferentes setores do cuidado (Saúde, Educação, Justiça/Direitos e Assistência Social).
- Constatar a existência e quantificar as ações relativas à saúde mental da criança e do adolescente nos quatro setores do cuidado examinados.
- Estimar a percepção da demanda em saúde mental, relações interinstitucionais e barreiras no acesso ao atendimento à saúde mental infantil e juvenil, tais como percebidas pelas instituições que prestam cuidados a esta população, proporcionando informações essenciais para a compreensão do processo de exclusão na rede ampliada de saúde mental infantil e juvenil.
- Identificar e avaliar a inserção e articulação no contexto de uma rede ampliada de atendimento das instituições de saúde mental com mandato para atendimento de crianças e adolescentes, em particular os Centros de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi).
Pesquisadora Responsável
Maria Tavares Cavalcanti (IPUB/UFRJ)
Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Coordenação de Campo: Renata Fabiana Pegoraro
Pesquisadores
1. Catarina Magalhães Dahl
2. Maria Cecília Carvalho
3. Maria Cristina Ventura Couto
4. Regina Santos Jacinto
5. Renata Gomes Martinez
Pesquisadores da Universidade de Columbia – Nova York
Coordenação Geral: Cristiane S. Duarte
Pesquisadores
1. Ana Soledade Graeff-Martins
2. Christina Hoven
3. George Musa
4. Judith Wicks
* Consultora da primeira etapa do Estudo: Irene Rizzini
3. Avaliação dos Centros de Atenção Psicossocial no Brasil: um estudo quantitativo sobre a clínica dos CAPS (2006-2008)
Estudo avaliativo sobre os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), de corte transversal exploratório, realizado a partir de uma amostra de 76% dos CAPS existentes em julho de 2005.
Pesquisadores: Renata Simões Velozo e Pedro Gabriel Godinho Delgado (Coordenador).
*Pesquisa de base para a dissertação de mestrado apresentada por Renata Simões Velozo ao Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Saúde Mental do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, defendida em 28/03/08.