No dia 14 de dezembro de 2009, o NUPSSAM convidou a todos para o Seminário de apresentação e discussão dos resultados da pesquisa “Conhecendo a Rede Pública Ampliada de Atenção à Saúde Mental da Criança e do Adolescente no Estado do Rio de Janeiro: dimensões da exclusão”, realizada através de parceria entre o NUPPSAM/IPUB/UFRJ e Universidade de Columbia/NY, com apoio do Ministério da Saúde do Brasil e OPAS.
Este estudo foi desenvolvido em quatro localidades do Estado do Rio de Janeiro e permitiu mapear a rede ampliada de atenção à saúde mental de crianças e adolescentes. Ao todo, 525 instituições dos setores da saúde/saúde mental, educação, assistência social, justiça e direitos responderam ao questionário para levantamento de informações sobre estrutura, serviços oferecidos em saúde mental infantil e juvenil e em outras áreas, percepção das necessidades em saúde mental, encaminhamentos mais freqüentes, principais barreiras ao cuidado e outros temas relevantes.
A avaliação de uso de serviços por crianças e adolescentes com necessidades em saúde mental tem sido uma estratégia importante para fundamentar a montagem de sistemas de cuidados compatíveis com as realidades locais e com o princípio da intersetorialidade. No estudo em questão, os resultados apontaram a presença de ações e de profissionais diretamente relacionados à saúde mental nos diferentes setores públicos investigados, corroborando a hipótese inicial de que a necessária expansão do atendimento à saúde mental de crianças e jovens não poderá se restringir à oferta de serviços altamente especializados, nichos de excelência de um só setor.
Entretanto, a existência destas ações e profissionais só virá a constituir uma rede se uma direção pública puder ser afirmada e partilhada por todos. A noção chave desta pesquisa é a de uma rede pública ampliada de atenção à saúde mental da infância e adolescência que, esperamos, possa contribuir para o aprofundamento e expansão das diretrizes da política nacional de saúde mental infantil e juvenil.
Atividades realizadas
9h as 12:30h – Rede pública ampliada de atenção: bases para construção de um sistema integral de cuidado em saúde mental infantil e juvenil
Cristiane Duarte – Divisão de Psiquiatria da Infância e Adolescência da Universidade de Columbia/NY
Maria Tavares Cavalcanti – IPUB/UFRJ
Debatedor: Pedro Gabriel Delgado – Ministério da Saúde
Coordenação: Cristina Ventura – Nuppsam
No dia 04 de novembro de 2009, o Nuppsam recebeu o Prof. Graham Thornicroft, do King’s College London para o encontro “O modelo comunitário inglês e a Política de Saúde Mental do Brasil: diálogos”.
O objetivo do encontro foi estabelecer um diálogo entre a experiência inglesa e a brasileira, de forma a contribuir com a reflexão sobre as particularidades e desafios inerentes ao complexo processo de implantação de um modelo de cuidado comunitário de saúde mental em realidades sócio-econômicas e culturais distintas.
Programação
4 de novembro de 2009
Período da manhã: Instituto Philippe Pinel – Auditório A (Av. Venceslau Brás, 65 – Botafogo – Rio de Janeiro)
8:30 – Credenciamento.
9:00 – 10:00 – Conferência: Saúde mental pública na Inglaterra e Brasil: aproximações
Prof. Pedro Gabriel Delgado (Ministério da Saúde e Nuppsam/IPUB/UFRJ)
Coordenação: Maria Cristina Ventura Couto
10:30 – 12:00 – Grupos de Trabalho preparatórios para o debate com o Prof. G. Thornicroft
Tema A) Serviços de base comunitária em saúde mental
Coordenadora: Maria Tavares Cavalcanti
Tema B) Resolutividade da atenção básica na atenção à saúde mental
Coordenadora: Karime Pôrto
Tema C) Ensino, assistência e pesquisa em saúde mental
Coordenador: Pedro Gabriel Delgado
12:00 – 14:00 – Almoço
Período da tarde: Instituto de Psiquiatria – UFRJ – Auditório Leme Lopes (Av. Venceslau Brás, 71 – Fundos – Botafogo – Rio de Janeiro)
14:00 – 15:00 – Conferência:Psiquiatria comunitária Inglesa: configuração, efetividade, problemas e perspectivas.
Prof. Graham Thornicroft (King’s College London)
15:00 – 16:00 – Debate 16:15 – Encerramento