Familiares parceiros do cuidado: estudo sobre os efeitos de uma intervenção baseada em orientação e suporte social, com familiares de pacientes com transtornos mentais severos no SUSObjetivos e metas a serem alcançados:
- Construção da estratégia de intervenção, consolidada em um roteiro de encontros com familiares, com metodologia e conteúdos formulados de modo compartilhado, através da Oficina do projeto, realizada em setembro de 2011, com familiares colaboradores e especialistas.
- Aplicação da Estratégia de Intervenção “Familiares Parceiros do Cuidado”, com a participação de familiares de pacientes com transtornos mentais severos em tratamento em CAPS, através de 5 encontros.
- Avaliação da efetividade da intervenção, com base nos critérios de resultados esperados formulados pelas experiências/modelos adotados, e através das oficinas com familiares e especialistas, utilizando metodologia qualitativa e quantitativa.
- Devolução dos resultados obtidos, na perspectiva do compartilhamento de saberes, através de Seminário de Avaliação e Desdobramentos da Experiência Familiares Parceiros do Cuidado.
Pesquisador Responsável: Pedro Gabriel Godinho Delgado
Pesquisadora Coordenadora de Campo: Sílvia Monnerat Barbosa (Doutoranda em Antropologia Social – MN/UFRJ)
Consultor/Colaborador: Eduardo Mourão Vasconcelos (ESS/UFRJ) – Coordenador do Projeto Transversões
Pesquisadores:
- Renata Weber Gonçalves
- Maria Cristina Ventura Couto
- Melissa Ribeiro Teixeira Catarina Magalhães Dahl
- Daniela Savi Geremia
Estagiários:
- Alex Mendes Anansa Moraes Penha
- Fabiana Pimentel Solis
- Marcele Arruda Rafael Fischer
- Tiago Bezerra
ACONTECEU
I OFICINA DO PROJETO “FAMILIARES PARCEIROS DO CUIDADO”
No dia 20 de setembro de 2011 foi realizada a I Oficina do projeto “Familiares Parceiros do Cuidado”, realizada pelo NUPPSAM no auditório Icema Oliveira no IPUB/UFRJ. Esta atividade teve como objetivo principal delinear os conteúdos, o cronograma e a metodologia a ser utilizada no Ciclo de Encontros a ser promovido pela equipe do projeto. Este Ciclo de Encontros terá como público-alvo familiares de pessoas portadoras transtornos mentais que frequentam Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Contando com a participação de pesquisadores da área de saúde mental, familiares, usuários e profissionais de CAPS, a Oficina teve como pontos principais a valorização das experiências vividas, o debate a cerca dos temas sugeridos para integrar o conteúdo do Ciclo de Encontros e o estabelecimento de uma parceria entre a equipe do NUPPSAM e os participantes da Oficina, que se tornaram colaboradores permanentes do projeto “Familiar Parceiros do Cuidado”.
Deste modo, o objetivo da oficina foi alcançado e, através de um trabalho conjunto, foi formulado um roteiro para o ciclo de encontros, articulado à rede de atenção à saúde mental da região metropolitana do Rio de Janeiro e que atende às demandas apontadas por familiares, usuários, profissionais e pesquisadores.
CAPS participantes
- Lima Barreto – Bangu
- CAPS i CARIM – IPUB
- Pedro Pellegrino – Campo Grande
- Simão Bacamarte – Santa Cruz
- Ernesto de Nazareth – Ilha do Governador
- Linda Batista – Guadalupe
- Clarice Lispector – Encantado
- CAPS II Belford Roxo
- Leslie Chavin – Duque de Caxias
- Dr. Jorge Rejame – Japeri
- CAPS i Maninho – São João do Meriti
- Bicho da Seda – Seropédica
- CAPS i João Caetano – Itaboraí
- Casa do Largo – Niterói
- Herbert de Souza – Niterói
- CAPS i Zé Garoto – São Gonçalo
- Paulo M da Costa – Mutondo




